O IPASP - Instituto de Previdência e Assistência Social dos Funcionários Municipais de Piracicaba foi fundado no dia 13 de outubro de 1967, por meio da Lei Municipal nº 1.526, na administração do então prefeito Luciano Guidotti, com dois propósitos: previdenciário (pagamento de pensões) e assistencial (assistência médica e odontológica), sempre com foco no servidor público municipal estatutário. O pagamento das aposentadorias era feito por cada ente municipal – Prefeitura, Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), Câmara de Vereadores e IPASP – aos seus servidores.
Em 30 de junho de 1987, quando da aprovação da Lei Municipal nº2.840, o sistema de eleição do IPASP foi regulamentado pela primeira vez, sendo a presidência do Instituto definida por meio de eleição trianual, na qual todos os servidores estatutários – ativos e aposentados – tinham direito ao voto. Os três candidatos mais votados formavam a lista tríplice e cabia ao Chefe do Executivo escolher o presidente do IPASP, ficando os outros dois candidatos presidente e secretário do Conselho Deliberativo, sempre de acordo com a quantidade de votos que recebiam na eleição. Os cinco candidatos subsequentes também compunham o Conselho como membros.
O tempo passou e, em 1994, o IPASP ganhou nova sede, à avenida Doutor Paulo de Moraes, ao lado do Centro Cívico, onde se instalaram também o ambulatório médico e o centro odontológico.
Em 1998, com a Lei Federal nº 9.717, os institutos de previdência foram proibidos de prestar serviços na área da saúde. Para que esses atendimentos não fossem interrompidos, o IPASP firmou parceria com o Sindicato dosTrabalhadores Municipais de Piracicaba e Região para a criação do Sistema de Saúde Integrado dos Municipais de Piracicaba (Convênio SIM) – atualmente gerido apenas pelo Sindicato, por força da lei –, com atendimentos realizados no andar térreo do Instituto, onde também funciona o ambulatório médico de responsabilidade da Prefeitura de Piracicaba desde 2007.
Em 2008, com as leis complementares nº 219 e nº 227, foram atribuídas ao IPASP as delegações de gestor único do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) e, assim, o Instituto passou a administrar, além das pensões, as aposentadorias dos servidores estatutários, tendo sido executadas, em janeiro de 2009, as primeiras resoluções de concessão de aposentadorias.
Foi também em 2009 que o IPASP, por meio de parceria com a Asapp - Associação dos Servidores Aposentados e Pensionistas, criou o grupo Viva Melhor, formado por aposentados e pensionistas, aos quais é proporcionada, ao longo do ano, intensa programação de atividades voltadas ao bem-estar e à qualidade de vida na terceira idade.
Preparando o Instituto para seu cinquentenário – comemorado em 13 de outubro de 2017 –, o IPASP recebeu, em 2016, uma ampla reforma em sua sede, tornando-se moderno e acessível. Foi instalado elevador, criadas mais vagas de estacionamento, tudo pensando em um lugar agradável para receber os beneficiários e continuar garantindo a segurança previdenciária.
E, em 10 de outubro de 2019, com a Lei Municipal nº 9.249, o IPASP ganhou novos formatos de eleição e de estrutura administrativa.
Agora, os servidores estatutários (ativos e aposentados) escolhem diretamente nas urnas o presidente, o vice-presidente e o Conselho Deliberativo do Instituto. Entre as novidades advindas da lei, o IPASP passou a ter também Conselho Fiscal e continuou tendo o Comitê de Investimentos. Todos com mandato de três anos.