• IPASP ENCERRA PRIMEIRO SEMESTRE COM SALDO POSITIVO

O IPASP (Instituto de Previdência e Assistência Social dos Funcionários Municipais de Piracicaba) encerra o primeiro semestre deste ano com saldo extremamente positivo no que diz respeito a governança e transparência. Essa é a avaliação do presidente do Instituto, Antônio Carlos Gonçalves Alves, Kaká.

O presidente aponta como fator altamente positivo do período o certificado Pró-Gestão - Nível II, que o Instituto recebeu no início de junho pela qualidade previdenciária dos serviços prestados aos servidores. Essa certificação é concedida pela Secretaria da Previdência Social, vinculada ao Ministério da Economia, aos órgãos que atendem os requisitos do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), com objetivo de dar mais transparência às práticas de gestão previdenciária.

“Trata-se de um momento histórico para o Instituto diante de um processo que teve início em dezembro de 2020 e finalizado recentemente, após auditoria realizada pelo Instituto de Certificação Qualidade Brasil - ICQ Brasil, tendo atendido ao estabelecido no Manual do Pró-Gestão RPPS, aprovado pela Portaria SPREV nº 3.030/2021”, explica.

Kaká ressalta que o segundo semestre – último período de sua gestão – será de bastante trabalho. “Estamos partindo para o terceiro ano dessa atual gestão e temos muito trabalho para ser feito. Vamos manter nossos compromissos firmados durante o processo eleitoral e finalizar nossa gestão com êxito em 31 de dezembro”, destaca.

Sobre o processo eleitoral visando o próximo triênio (2023 a 2025), Kaká explica que a Lei Municipal 9249/19 determina que a eleição para presidente/vice e Conselho Deliberativo deve ser realizada com pelo menos 30 dias antes do final da atual gestão. “Diante desse quadro, nossa intenção é realizar o pleito no dia 4 de novembro. Em breve, estaremos publicando o edital para os interessados em fazer parte da próxima gestão do Instituto”.

Durante o primeiro semestre deste ano foram concedidas 101 aposentadorias. “Estamos fazendo uma gestão responsável, objetivando a confiança e a segurança dos servidores, uma vez que o IPASP é o maior patrimônio do servidor estatutário”, destaca Kaká.