• INCLUSÃO: SITE DO IPASP AGORA CONTA COM TRADUÇÃO EM LIBRAS

Como forma de inclusão de surdos e pessoas com deficiência auditiva ao conteúdo, notícias e serviços, o site do IPASP (Instituto de Previdência e Assistência Social dos Funcionários Municipais de Piracicaba) agora conta com uma ferramenta de tradução automática de textos para Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Ao acessar a página do Instituto, o usuário deve clicar no ícone de acessibilidade em azul ao lado direito da tela Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana., que indicará o tradutor em tempo real – o interprete 3D Hugo. Quando ativado, basta selecionar o texto com o cursor do mouse que o intérprete fará a tradução do texto em gestos de Libras. O recurso é compatível com os navegadores Google Chrome, Firefox, Microsoft Edge e Safari (MacOs e IOS).

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), são mais de 10 milhões de pessoas com deficiência auditiva (perda parcial ou total da audição) no Brasil, o que representa 5% da parcela total da população brasileira.

“Nosso objetivo é possibilitar a interação da pessoa com deficiência auditiva com a sociedade, além de promover a inclusão e o acesso às informações do nosso Instituto. Estamos aperfeiçoando constantemente nossos serviços sempre pensando em todos”, destaca o presidente do IPASP, Antônio Carlos Gonçalves Alves, Kaká.

Além da ferramenta de traduções em tempo real de linguagem de sinais, o site do IPASP passou a contar também com a possibilidade de compartilhamento (share) das notícias em redes sociais.

No canto esquerdo da tela, o usuário tem a opção de escolher a rede social de preferência e enviar/compartilhar a notícia que desejar.

#PRACEGOVER

Desde junho de 2020, o Instituto conta com a #hashtag Pra Cego Ver nas postagens da página oficial do Facebook, seguindo orientações do COMDEF (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência) de Piracicaba.

Com a #PraCegoVer, todas as imagens postadas no Facebook do IPASP são descritas minuciosamente, o que permite aos deficientes visuais a construção mental delas por meio da leitura vocalizada de aplicativos de áudio descrição e favorece também a compreensão por indivíduos com dislexia, deficiência intelectual ou déficit de atenção.