• KAKÁ COMPLETA UM ANO À FRENTE DO IPASP

O presidente Antônio Carlos Gonçalves Alves, Kaká, completou nesta segunda-feira, dia 1º de fevereiro, um ano à frente do Ipasp (Instituto de Previdência e Assistência Social dos Funcionários Municipais de Piracicaba).

Eleito em 29 de novembro de 2019 para o triênio 2020/2022, Kaká foi empossado no dia 3 de fevereiro do ano passado tendo como vice-presidente Marcel Gustavo Zotelli. Ambos foram eleitos com 1.090 votos na eleição que contou com a participação de 1.712 servidores públicos municipais estatutários (ativos e aposentados).

Foi o primeiro pleito do Instituto seguindo novo formato definido pela Lei nº 9.249/2019 onde, em uma mesma cédula oficial, os eleitores tiveram direito a dois votos separadamente, sendo um para chapa formada pelos candidatos a presidente e vice e, a outra, para os nomes inscritos para o Conselho Deliberativo.

Kaká ressalta que o primeiro ano de sua gestão foi marcado por desafios diante do cenário atual provocado pela pandemia. “Mesmo assim, o saldo é positivo, em um ano atípico, árduo e repleto de desafios. O Ipasp avançou em diversas áreas. Lançamos um nosso novo site, totalmente reformulado, moderno e de fácil acesso, assim como apresentamos um novo vídeo institucional. Também reformulamos a “Galeria dos Ex-Presidentes”, que fica em nossa recepção. A Ouvidoria segue atenta a todas as dúvidas, críticas e sugestões dos servidores, trazendo transparência e agilidade. Apoiamos ainda as importantes campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul”.

O presidente do Ipasp enaltece ainda a participação dos gestores do Ipasp em curso preparatório para certificação profissional realizado em setembro/2020 onde, posteriormente, houve uma aprovação satisfatória. “Essa certificação visa garantir a transparência para os segurados na utilização de melhores práticas de gestão previdenciária, permitindo conhecimentos, organização e melhoria nos processos institucionais.

Outro avanço do Instituto no período foi a adesão em dezembro/20 do Pró-Gestão - Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social, que tem como objetivo a implantação das boas práticas de gestão inseridas nas ações amparados em três pilares: controles internos, governança corporativa e educação previdência, estabelecendo assim padrões de atividades com maior controle e transparência.

“Com a adesão, o Ipasp passará por um processo de certificação para definição do nível de aderência mais adequado ao seu porte e complexidade das ações recomendadas, nos tornando um investidor qualificado, com maior transparência e facilidade no acesso à informação aos segurados, além do reconhecimento da instituição com a modernização e profissionalização, entre outros benefícios”, destaca Kaká.

Consequentemente, os custos são reduzidos e alcançamos mais eficiência por meio da racionalização, focando na visão holística para alcançar os resultados desejados, mantendo assim a solvência do Instituto”.

Kaká destaca a parceira com o atual vice-presidente Marcel Zotelli, que já foi presidente do Instituto no triênio 201/2017. “Nosso trabalho vem sendo pautado na inclusão dos compromissos de campanha, ou seja, um Instituto com foco na transparência e responsabilidade. Temos um Conselho Deliberativo forte e atuante, além de um Conselho Fiscal, formado por indicações da municipalidade e de entidades, e ainda um Comitê de Investimentos. Mantemos intensa interação entre os membros, com diálogos frequentes, assim como fazemos com a Prefeitura, Câmara, Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais e demais entidades”.

Ele afirma ainda que a expectativa para 2021 é “dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado e assumido promovendo assim o fortalecimento do Instituto”. “Estamos fazendo uma gestão responsável, objetivando a confiança e a segurança dos servidores, uma vez que o Ipasp é o maior patrimônio do servidor estatutário. Estamos totalmente à disposição dos segurados para que todos fiquem bem-informados e não tenham dúvidas. Afinal, todos juntos trabalhamos por um Ipasp cada vez mais forte”.

Autoria: Leandro Bollis -


Informações para imprensa:

Leandro Bollis (MTb - 53.600) - Assessor de Comunicação Ipasp
(19) 3437-9877 - Ramal 233 | (19) 99202-5594
comunicacao@ipasppiracicaba.sp.gov.br