• NOVEMBRO AZUL TAMBÉM TEM O APOIO DO IPASP

O Ipasp (Instituto de Previdência e Assistência Social dos Funcionários Municipais de Piracicaba) também apoia à campanha NOVEMBRO AZUL. Trata-se de uma ação de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

"Na página principal do nosso site, a exemplo do que fizemos no Outubro Rosa, inserimos um laço azul no logotipo do Instituto. Trata-se de mais um gesto simbólico, porém, que representa nosso apoio a essa importante campanha”, enaltece o presidente do Instituto, Antônio Carlos Gonçalves Alves, o Kaká.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

Por isso, aposentados, pensionistas e homens em geral: fica o alerta sobre a importância da prevenção em saúde e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, por meio dos exames de toque e do PSA. Todos no combate e na prevenção ao câncer de próstata.

SOBRE A CAMPANHA

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, chamado Movember, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado no dia 17 de novembro.

No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação.

Autoria: Leandro Bollis -


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