KAKÁ COMPLETA 100 DIAS À FRENTE DO IPASP

Eleito para o triênio 2020/2022, presidente já incluiu na rotina do Instituto todos os compromissos assumidos em campanha eleitoral

Em cem dias à frente do Ipasp (Instituto de Previdência e Assistência Social dos Funcionários Municipais de Piracicaba), completados nesta terça-feira (12), o presidente Antonio Carlos Gonçalves Alves - Kaká tem seu trabalho pautado na inclusão de todos os seus compromissos de campanha eleitoral na rotina do Instituto. Ele e o vice-presidente Marcel Gustavo Zotelli venceram a eleição realizada em novembro passado, com 1.090 votos contra 464 da chapa adversária, e foram empossados pelo prefeito Barjas Negri em 3 de fevereiro deste ano.

Esta é a primeira gestão seguindo a Lei nº 9.249/2019, que concedeu ao Ipasp novos formatos de eleição e de estrutura administrativa. “Foi a primeira vez que os servidores públicos estatutários elegeram, de forma direta, nas urnas, o presidente, o vice-presidente e o Conselho Deliberativo. Agora, também temos o Conselho Fiscal em nosso Instituto, formado por indicações da municipalidade e de entidades, e seguimos com o Comitê de Investimentos, igualmente composto por indicações. Mantemos intensa interação entre os membros, com diálogos frequentes. Afinal, todos juntos trabalhamos por um Ipasp cada vez mais forte”, enfatiza Kaká.

“Estamos fazendo uma gestão responsável, objetivando a confiança e a segurança dos servidores, uma vez que o Ipasp é o maior patrimônio de todos nós”, comenta o presidente, que recebe total apoio do seu vice: “Apesar de não estar presente diariamente no Instituto, acompanho de perto todas as ações do Kaká e tenho certeza de que estamos no caminho certo para realizar um excelente mandato”, acrescenta Marcel.

Segundo o presidente, entre os desafios encontrados neste início de mandato está a pandemia do novo coronavírus. “Por meio de decreto assinado pelo prefeito Barjas Negri, suspendemos os atendimentos presenciais no Ipasp durante a quarentena, mas seguimos trabalhando internamente, com os serviços e os pagamentos em dia, inclusive concedendo as devidas aposentadorias e pensões, bem como focados nas aplicações financeiras do Instituto. Visamos ao cumprimento das metas de investimento, para garantir um futuro promissor e tranquilo aos beneficiários”.

Outro desafio é no tocante às mudanças previdenciárias que estão sendo propostas pelo Governo Federal para estados e municípios. “Estamos acompanhando a Reforma da Previdência e estudando a melhor aplicação em nosso município”.

Esses e outros assuntos vêm sendo divulgados constantemente pelos canais de comunicação do Ipasp. “É importante apresentarmos todas as ações desenvolvidas pelo Instituto, a fim de garantir uma gestão transparente, como prometido em campanha eleitoral institucional. As publicações são feitas no site e no Facebook do Ipasp”, explica Kaká.

“Ainda na área da comunicação, já lançamos nosso novo vídeo institucional, que pode ser conferido nesses canais, e estamos em fase de elaboração do novo site. Também iniciamos a reformulação da Galeria de Ex-Presidentes que fica na recepção, um marco importante, que faz parte da nossa história. E realizamos, pela primeira vez depois da reforma, a lavagem da fachada do Instituto”, relata, ressaltando que o calçamento do Ipasp é um dos locais que têm recebido a desinfecção com água e cloro promovida pelo Executivo como ação de combate à pandemia do novo coronavírus, principalmente por abrigar o Ambulatório Médico da Prefeitura.

Atendendo ao compromisso de campanha de dar continuidade aos trabalhos que tiveram resultados positivos nas gestões anteriores, o presidente conta que “a Ouvidoria do Ipasp segue atenta a todas as dúvidas, críticas e sugestões dos servidores, bem como o investimento constante na qualificação da equipe do Ipasp, garantindo uma gestão eficiente. Demos sequência ao projeto Inclusão Digital à Melhor Idade, que oferece aulas de informática básica e de manuseio de smartphones aos beneficiários, entre outras ações presentes no nosso dia a dia”.

O bem-estar e a qualidade de vida dos beneficiários também são focos da nova gestão. “Por isso, queremos garantir e aumentar a participação deles no grupo Viva Melhor. Já havíamos inclusive divulgado novidades para este ano, porém, devido à pandemia, os encontros estão temporariamente suspensos. Mesmo assim, montamos listas de transmissão pelo WhatsApp e elaboramos uma rotina de atividades diárias para eles não ficarem parados”.

“Manter um bom relacionamento com os poderes Executivo e Legislativo, assim como fortalecer as parcerias com o Sindicato dos Trabalhadores Municipais, a Associação dos Funcionários Públicos e a Associação dos Servidores Aposentados e Pensionistas, em prol dos servidores ativos, aposentados e pensionistas, estão entre os compromissos que estamos igualmente cumprindo com reuniões e contatos frequentes desde o início”.

Como órgão de previdência, o Ipasp segue disponível para atendimentos individuais dos servidores, principalmente para esclarecimentos acerca das aposentadorias e pensões. “Se não pessoalmente, como estamos impossibilitados, atendemos pelo telefone, e-mail e Facebook. Estamos totalmente à disposição dos segurados para que todos fiquem bem-informados e não tenham dúvidas”.
Com relação à compensação previdenciária, o presidente esclarece que o Instituto está em dia com o Ministério da Previdência Social e segue executando regularmente o Comprev. “Este também foi um compromisso que assumi na campanha”.

Kaká comemora o saldo positivo dos seus primeiros cem dias de mandato. “Já temos todos os nossos compromissos de campanha incluídos na rotina do Instituto. Não estamos imunes aos desafios e obstáculos, mas estamos muito bem-dispostos para superá-los. Temos profissionais competentes em nossa equipe, conselhos e comitê, e juntos faremos uma gestão exemplar”, finaliza.




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