Ipasp divulga data da Eleição 2019

(28/10/2019) O Ipasp (Instituto de Previdência e Assistência Social dos Funcionários Municipais de Piracicaba) definiu o dia 29 de novembro, das 8h às 17h, para a realização da Eleição 2019, que escolherá o presidente e o vice-presidente do Instituto, bem como presidente, secretário, membros e suplentes do Conselho Deliberativo no mandato 2020/2022. As inscrições para os interessados no pleito começaram hoje (28) e devem ser efetuadas pessoalmente até 8 de novembro (dias úteis), das 8h às 17h, na sede do Ipasp (Av. Dr. Paulo de Moraes, 266 – Castelinho).

As informações foram divulgadas em edital publicado no Diário Oficial do Município, nos dias 22 e 25 de outubro. “Nesse instrumento também constam as mudanças no formato de eleição do Instituto e as exigências para ser um candidato, de acordo com a Lei nº 9.249, de 10 de outubro de 2019. É muito importante que os interessados no pleito se inteirem da nova legislação antes de se inscrever”, relata o presidente do Ipasp, Pedro Celso Rizzo, que encerra seu mandato em 31 de janeiro de 2020.

A partir da Eleição 2019, o eleitor (entenda-se servidor público municipal estatutário ativo ou aposentado) terá direito a dois votos separadamente, sendo: um, para a chapa formada pelos candidatos a presidente e vice-presidente; o outro, para o Conselho Deliberativo (candidato inscrito individualmente).

Ocupará a Presidência e Vice-Presidência do Instituto a chapa mais votada. Na composição do Conselho Deliberativo, o mais votado será presidente e o segundo, secretário. Os cinco candidatos seguintes serão membros e os demais, suplentes.

Com a Lei nº 9.249/2019, também houve mudança na estrutura administrativa do Ipasp. Além da Presidência e Vice-Presidência e do Conselho Deliberativo (escolhidos por eleição), o Instituto continuará tendo Comitê de Investimento e passará a ter Conselho Fiscal. Todos terão mandato de três anos.

Para se candidatar à eleição do Ipasp, algumas exigências são feitas. A primeira delas é que todos os candidatos sejam servidores públicos municipais estatutários ativos ou aposentados, com, no mínimo, três anos de efetivo exercício no serviço público do município de Piracicaba.

Os candidatos aos cargos de presidente e vice-presidente devem ter formação de nível superior em qualquer área do conhecimento, com experiência comprovada no exercício de atividade nas áreas financeira, administrativa, contábil, jurídica, de fiscalização, atuarial ou de auditoria. Já para o Conselho Deliberativo, é preciso ter formação, no mínimo, de ensino médio.

Todas as exigências devem ser checadas na atual legislação antes da inscrição.

Tanto o Edital de Convocação para a Eleição 2019 quanto a Lei nº 9.249/2019 podem ser conferidos na íntegra no site do Ipasp (www.ipasppiracicaba.sp.gov.br).

Dúvidas devem ser esclarecidas pessoalmente, na sede do Instituto, ou pelo 3437-9877.

Marília Cury
Assessora de Comunicação Ipasp